Lipoaspiração: o que é, para quem é indicada e os cuidados essenciais antes e depois da cirurgia
Especialistas destacam critérios de segurança, exames prévios e riscos envolvidos
24 de set. de 2025

Como escolher o médico e a clínica
Ao considerar a cirurgia, a escolha do profissional e da estrutura hospitalar é o primeiro passo para garantir a segurança. “O principal cuidado é verificar se o cirurgião é especialista em cirurgia plástica registrado no Conselho Federal de Medicina (para consultar, visite o site www.cirurgiaplastica.org.br). Também é essencial garantir que o procedimento seja realizado em hospital com estrutura adequada, equipe treinada, suporte de emergência se necessário para oferecer cuidados antes, durante e após o procedimento. O paciente deve conversar abertamente com o médico sobre expectativas, possibilidades, entender os limites da cirurgia”, orienta a dra. Maria.
Veja também: Quando a mulher envelhece: pressão estética e a busca por cirurgias íntimas
Exames e preparos necessários
Antes de entrar no centro cirúrgico, há uma etapa indispensável: a avaliação pré-operatória. “Nesse momento, o paciente deve passar por uma avaliação clínica completa. São solicitados exames de sangue, avaliação cardiológica e, quando indicado, outros exames específicos. Além disso, é fundamental suspender o cigarro pelo menos um mês antes e depois da cirurgia, já que ele aumenta o risco de complicações. Alguns medicamentos também podem precisar ser interrompidos, mas sempre sob orientação médica”, alerta a especialista.
Wandler de Pádua, cirurgião plástico no Hospital Sírio-Libanês em Brasília (DF), detalha ainda que a avaliação pré-operatória inclui:
O Medicalsys é um software de gestão clínica, desenvolvido pela Service Net, que facilita o gerenciamento de clínicas e consultórios com funcionalidades como agendamento, prontuário eletrônico e controle financeiro.
Atendimento
Segunda à Sexta, 8h às 18h.